quinta-feira, 7 de julho de 2011

Tudo é questão de ponto de vista ..

Se eu te perguntasse o que você está vendo na figura ao lado, o que responderia? Acredito que a maioria das pessoas, responderiam: "são morcegos" ou então diriam: "são diabinhos". Ao olhar pela primeira vez também enxerguei os tais diabinhos de cara. Mas olhe melhor, traga a parte clara da figura pra frente, são anjos.
Isso me intrigou e percebi que em nossa vida fazemos isso o tempo todo. Temos o péssimo hábito de destacar, fazer sobressair tudo o que é ruim, tudo o que é obscuro, deixando para o fundo as coisas boas, claras e felizes. É mais ou menos a tal história do pessimista e do otimista que estão diante do mesmo copo, sendo que enquanto o pessimista vê um copo meio vazio e reclama,  o otimista vê um copo meio cheio e agradece.
Sempre se trata da forma que se percebe, do ponto de vista. E quase sempre nos colocamos na posição de pessoas negativas que reclamam o tempo todo e de tudo, mas raramente reparam e param pra agradecer tudo o que viveu e tem de bom.
Tal percepção interpretativa, originada pela Gestalt, chama-se figura e fundo e é através desse pensamento que quero levar minha vida daqui em diante, afinal coisas ruins sempre estarão presente. Então quero ignorar, deixar de fundo todas essas coisas ruins, tudo o que me faz mal, pra o que é o bom, pra que o que me faz feliz possa aparecer e se destacar.

2 comentários:

  1. adorei esse post!!
    Adorei as frases...
    muito bom mesmo, muito verdade!

    ResponderExcluir
  2. obrigada minha linda , aprendi com os gestaltistas , haha (:

    ResponderExcluir